Em comemoração aos 185 anos de Machado de Assis, resolvi mostrar as obras literárias que foram retratadas de alguma forma no cinema

Joaquim Maria Machado de Assis foi um escritor brasileiro, amplamente reconhecido por críticos, estudiosos e leitores como o maior expoente da literatura brasileira.  Machado nasceu dia 21 de junho de 1839, e faleceu em 29 de setembro de 1908, aos 69 anos, cercado por Mario de Alencar, José Veríssimo, Euclides da Cunha, Coelho Neto, Raimundo Correia e Rodrigo Otávio, seus companheiros mais chegados. Consta como causa da sua morte uma lesão neoplásica em sua língua (câncer). 

Devido a sua grande importância à literatura brasileira, e ao fascínio que suas obras geram até hoje, muitas das suas obras viraram tema ou inspiração para filmes nacionais, apresentarei algumas, e indicarei onde você pode assistir. Um verdadeiro deleite! 

Para que vocês não fiquem perdidos, primeiro apresento o livro e na sequência apresento o filme, combinado? 

O livro:

"O Alienista" narra a história do Dr. Simão Bacamarte, médico psiquiatra que decide construir um hospício em uma cidade do interior, gerando conflitos e reflexões sobre a linha tênue entre sanidade e loucura.

Editora: Camelot Editora; 1ª edição (16 setembro 2021)
Capa: 112 páginas

O filme: 


Azyllo Muito Louco, lançado em 1971, é uma comédia brasileira dirigida por Nelson Pereira dos Santos. O filme é uma adaptação do conto O Alienista, de Machado de Assis.

Sinopse: O padre Simão chega a Paraty e funda um hospício para cuidar dos loucos da cidade. Mais tarde, chega à conclusão de que os internos estão sãos e as pessoas consideradas sadias é que deveriam ser consideradas loucas. Assim como no conto de Machado, o filme faz uma sátira da psiquiatria, mas também apresenta uma crítica velada ao regime militar instaurado no Brasil após o golpe de 1964.

Azyllo Muito Louco 
Ano: 1970
Gênero:  Comédia/Drama
Duração: 1h 20m
Direção: Nelson Pereira dos Santos
Roteiro: Nelson Pereira dos Santos
Elenco: Nildo Parente, Nelson Dantas, Leila Diniz
Onde assistir: Youtube (gratuito) 

O livro:

Publicado em 1881, Quincas Borba é o romance machadiano que melhor expõe os dilemas de personagens em uma sociedade de interesses em transição do século XIX para o XX. Ao narrar a transformação da pacata vida de Rubião em um herdeiro-capitalista que atrai os mais diversos tipos de interesseiros, encontrando no caminho o amor e a loucura, Machado constrói uma história na qual o leitor contemporâneo reconhece personas que perduram na sociedade brasileira até hoje.

Editora: Principis; 3ª edição (21 outubro 2019)
Capa: 240 páginas

O filme: 


Quincas Borba é um drama brasileiro de 1988, o filme foi escrito e dirigido por Roberto Santos.

Sinopse: Rubião sai do interior de Minas Gerais com apenas um objetivo em mente: aproveitar ao máximo todos os prazeres que uma cidade como o Rio de Janeiro pode lhe oferecer, em uma viagem patrocinada pelo dinheiro que seu mestre, o filósofo Quincas Borba, lhe deixou como herança

Quincas Borba
Ano: 1988
Gênero: Drama
Duração: 1h 58m
Direção: Roberto Santos
Roteiro: Roberto Santos
Elenco: Helber Rangel, Fulvio Stefanini, Luiz Serra, Paulo Vilhaça, Laura Cardoso
Onde assistir: Youtube (gratuito) 


Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria. Com essas palavras, o narrador de Memórias Póstumas de Brás Cubas resume a sua vida. O tom assumido na obra, bem como as técnicas empregadas na composição romanesca, são alguns dos fatores que justificam o lugar de Machado de Assis entre os maiores escritores do século XIX. Neste romance repleto de digressões filosóficas, o escritor se vale da posição privilegiada de Brás Cubas, que, como defunto autor, narra as suas desventuras e revela as contradições da sociedade brasileira do século XIX, por meio de uma análise aprofundada de seus personagens.

Editora: Principis; 3ª edição (2 maio 2019)
Capa: 192 páginas

O filme: 


Memórias Póstumas de Brás Cuba é uma adaptação comédia/drama brasileira, lançado em 2001 dirigida por André Klotzel com Reginaldo Faria, Petrônio Gontijo. 

Sinopse: Após ter morrido, em pleno ano de 1869, Brás Cubas decide por narrar sua história e revisitar os fatos mais importantes de sua vida, a fim de se distrair na eternidade. A partir de então ele relembra de amigos como Quincas Borba, de sua displicente formação acadêmica em Portugal, dos amores de sua vida e ainda do privilégio que teve de nunca ter precisado trabalhar em sua vida.

Memórias Póstumas de Brás Cuba
Ano: 2001
Gênero: Comédia/Drama
Duração: 1h 42m
Direção: André Klotzel
Roteiro: André Klotzel, José Roberto Torero
Elenco: Reginaldo Faria, Petrônio Gontijo
Onde assistir: Prime Vídeo

O livro:


Em Dom Casmurro, o narrador Bento Santiago retoma a infância que passou na Rua de Matacavalos e conta a história do amor e das desventuras que viveu com Capitu, uma das personagens mais enigmáticas e intrigantes da literatura brasileira. Nas páginas deste romance, encontra-se a versão de um homem perturbado pelo ciúme, que revela aos poucos sua psicologia complexa e enreda o leitor em sua narrativa ambígua acerca do acontecimento ou não do adultério da mulher com olhos de ressaca, uma das maiores polêmicas da literatura brasileira.

Editora: Principis; 3ª edição (2 maio 2019)
Capa: 208 páginas


Primeiro longa brasileiro a ser inspirado na história de Dom Casmurro, Capitu, foi lançado em 1968.

Sinopse: O filme retrata a história de um casal, Capitu e Bentinho, que se conhecem desde a infância. Bentinho começa a demonstrar ciúmes da sua esposa por sentir que seu amigo, Ezequiel Escobar, está com relacionamento amigável muito próximo a ela, e desconfia de que possa estar sendo traído pela mulher e pelo amigo. Esse sentimento repercute negativamente na sua vida e sua personalidade é transformada pelo seu temperamento afetado pelo ciúmes.

Capitu
Ano: 1968
Gênero: Drama
Duração: 1h 42m
Direção: Paulo Cesar Saraceni
Roteiro: Paulo Emílio Sales Gomes, Lygia Fagundes Telles
Elenco: Isabella, Othon Bastos, Raul Cortez, Rodolfo Arena, Nelson Dantas
Onde assistir: Youtube (gratuito)


Dom é um drama brasileiro, lançado em 2003, dirigido e roteirizado por Moacyr Góes, e estrelado por Maria Fernanda Cândido, Marcos Palmeira e Bruno Garcia.

Sinopse: O filho de um casal de apreciadores do escritor Machado de Assis é batizado com o nome de um de seus personagens e cresce com a ideia fixa de que viverá a mesma história do livro "Dom Casmurro", o que o leva a chamar sua amiga de infância, Ana, de Capitu.


DOM
Ano: 2003
Gênero: Drama
Duração: 1h 31m
Direção: Moacyr Góes
Roteiro: Moacyr Góes
Elenco: Maria Fernanda Cândido, Marcos Palmeira e Bruno Garcia
Onde assistir: Google Play

O filme: 



Também inspirado no livro de Dom Casmurro, Capitu e o Capítulo, lançado em 2021, traz um novo olhar para a famosa história de Capitu e Bentinho. 

Sinopse: Nutrindo um amor doentio por Capitu, Bentinho é tomado por devaneios e ciúme desenfreado.

Capitu e o Capítulo
Ano: 2021
Gênero: Drama
Duração: 1h 15m
Direção: Júlio Bressane
Roteiro: Júlio Bressane e Rosa Dias
Elenco: Mariana Ximenez, Vladimir Brichta, Enrique Diaz
Onde assistir: Telecine

O livro:

A Cartomante é um conto do escritor brasileiro Machado de Assis, que foi publicado originalmente na Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro, em 28 de novembro de 1884. Posteriormente, foi incluído no livro Várias Histórias, publicado em 1896, e em Contos: Uma Antologia.

Editora: Cobogó; 1ª edição (31 outubro 2022) 
Capa: 72 páginas

O filme: 


A Cartomante, lançado em 2004, é o segundo filme inspirado no mesmo conto, dirigido por Wagner de Assis e Pablo Uranga, e com roteiro de Wagner de Assis. 

Sinopse: Rita, noiva de Vilela, se apaixona perdidamente pelo melhor amigo do noivo. Em dúvida sobre seu futuro e para resolver seu dilema amoroso, Ela decide consultar uma cartomante. Porém o que as cartas lhe revelam indicam um caminho diferente do que diz sua psicóloga.

A Cartomante 
Ano: 2004
Gênero: Drama
Duração: 1h 35m
Direção: Pablo Uranga, Wagner de Assis
Roteiro: Wagner de Assis
Elenco: Giovanna Antonelli, Ilya São Paulo, Deborah Seco, Luigi Baricelli, Mel Lisboa, Silvia Pfeifer
Onde assistir: Prime Video

Este foi a primeira versão cinematográfica sobre este conto de Machado de Assis, lançado em 1974, 

Sinopse: No século 19, Vilela se muda para a cidade do seu melhor amigo, que logo inicia um romance com a esposa do colega. Após receber bilhetes ameaçadores, o traidor consulta uma cartomante para saber se algo acontecerá aos dois.

A Cartomante 
Ano: 1974
Gênero: Drama
Duração: 1h 35m
Direção: Marcos Faria
Roteiro: Marcos Faria, Salim Miguel e Eglê Malheiros 
Elenco: Maurício do Valle, Ítala Nandi, Ivan Cândido, Lúcia Lage, Célia Maracajá, Valmir Dulcetti, Paulo César Pereio, Jota Guerra
Onde assistir: Youtube (gratuito)

O livro:

"Pai contra mãe" é um dos textos mais brilhantes de Machado de Assis, Pai contra mãe, de 1906, faz um duro retrato da sociedade brasileira de sua época, expondo com crueza a escravização, a miséria e a violência vivida por negros e pobres no Brasil. O conto desenha a história de sujeitos que vivem na engrenagem da opressão de um sistema capitalista escravocrata, com as violências racial e de gênero que persistem em pleno século XXI.

Editora: Cobogó; 1ª edição (31 outubro 2022) 
Capa: 72 páginas

O filme: 

Quanto Vale ou É por Quilo? é um drama brasileiro, de 2005, dirigido por Sérgio Bianchi. O filme foi baseado no conto "Pai contra mãe" de Machado de Assis. As referências ao conto são feitas ao longo do filme. O filme faz uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que formam uma solidariedade de fachada. O filme critica ONGs e suas captações de recursos junto ao governo e empresas privadas.

Sinopse: No século XVIII, um capitão do mato captura uma escrava fugitiva, que está grávida e, após entregá-la ao seu dono, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais, uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada e Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel e um dos mais competentes, para conseguir dinheiro para sobreviver. E então...

Quanto Vale ou É por Quilo?
Ano: 2005
Gênero: Drama
Duração: 1h 48m
Direção: Sérgio Bianchi
Roteiro:  Sérgio Bianchi, Eduardo Benaim e Newton Cannito
Elenco: Ana Carbatti, Herson Capri, Cláudia Mello, Ana Lúcia Torre, Caco Ciocler, Zezé Motta
Onde assistir: Youtube (gratuito)

O livro:


Um Esqueleto é um conto sobre um homem que conta aos amigos a história de seu enigmático professor de alemão que convivia com o esqueleto da primeira esposa, mesmo depois de casado pela segunda vez. A relação de amizade entre aluno e professor permitirá que essa e outras verdades a respeito da vida de Dr. Belém sejam reveladas, colocando o narrador em situações cada vez mais comprometedoras e surpreendentes.

Editora: Pulo do Gato; 1ª edição (2 outubro 2015)
Capa: 80 páginas

O filme: 


A Erva do Rato é um filme drama biográfico, dirigido por Júlio Bressane, lançado em 2008. O filme contem referências de dois contos de Machado de Assis, "Um esqueleto" e "A causa secreta".

Sinopse: Livremente inspirado na obra de Machado de Assis, o filme retrata a reação do homem diante da morte e a estranha relação que se pode estabelecer com os animais.

A Erva do Rato
Ano: 2008
Gênero: Drama
Duração: 1h 48m
Direção: Júlio Bressane e Noa Bressane
Roteiro: Júlio Bressane e Rosa Dias
Elenco: Alessandra Negrini e Selton Mello
Onde assistir: Mubi 

O livro:


A Igreja do Diabo é um conto de Machado que conta um velho manuscrito beneditino que o Diabo, em certo dia, teve a ideia de fundar uma igreja.

Editora: Editora Quártica (1 janeiro 2020)
Capa: 48 páginas

O filme: 


A Comédia Divina é um filme do gênero comédia, dirigido por Toni Venturi, baseado no conto A Igreja do Diabo, de Machado de Assis.

Sinopse: Raquel é uma jornalista recém-formada que é contratada para apresentar um programa jornalístico que passar por uma crise. Ela tem um caso com o âncora do jornal, o garanhão Mateus. Seu ex-namorado Lucas trabalha na produção, ele não se conforma com o término do relacionamento com Raquel. Incomodada com a presença dele, ela vê sua carreira deslanchar por um furo de reportagem: o Diabo acaba de abrir sua própria igreja na Terra.

A Comédia Divina 
Ano: 2017
Gênero: Comédia
Duração: 1h 37m
Direção: Toni Venturi
Roteiro: José Roberto Torero, Marco Aurélio Pimenta, Caroline Fioratti, Toni Venturi
Elenco: Murilo Rosa, Monica Iozzi, Thiago Mendonça
Onde assistir: MAX

O livro:


"Uns Braços" conta a história de Inácio, um jovem de quinze anos que guarda paixão profunda por D. Severina, esposa do patrão, o solicitador Borges. Um misto de sensualidade, mistério e insinuação.

Editora: Escala Educacional; 1ª edição (1 janeiro 2010)
Capa: 40 páginas


O filme: 


"Uns Braços" Adaptação do conto de Machado de Assis, o filme é um romance/drama, lançado em 2019, dirigido por Adolfo Rosenthal

Sinopse: Em pleno final do século XIX no Rio de Janeiro, um jovem, que mora de favor na casa do patrão de seus pais, apaixona-se perdidamente pelos braços da mulher dele. Ela, por sua vez, repara nos traços quase adultos do rapaz. Sonhos e desejos se misturam com a realidade. 

"Uns Braços" 
Ano: 2019
Gênero: Romance/Drama
Duração: 41m
Direção: Adolfo Rosenthal
Elenco: Ana Petta, Celso Frateschi e Antonio Moraes
Onde assistir: Prime Video