Até 4 de junho produtores audiovisuais poderão inscrever seus curtas para licenciamento e exibição aos alunos de São José dos Campos/SP

Incentivada pela Lei Paulo Gustavo (Decreto 11.453/2023), a Paleta Arte e Tecnologia, empresa situada no Vale do Paraíba, torna público concurso que visa a seleção de conteúdo audiovisual e licenciamento sem exclusividade de Curta-Metragens para o primeiro Projeta - Cinema Itinerante. "A iniciativa tem como foco reconhecer a diversidade do cinema nacional e regional e ampliar o acesso à cultura, além de promover entretenimento e a experiência de cinema dentro da própria escola", resume Daniel Corbani, autor do projeto. 

Inscrições
As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site www.cineprojeta.com.br até 4 d ejunho de 2024. O endereço virtual reúne o edital, formulários e anexos, além de um canal de tira-dúvidas. Podem remeter inscrições Pessoa Física ou Jurídica, incluindo MEI (Microempreendedor Individual), assumindo a responsabilidade legal da exibição de conteúdo audiovisual.

Serão selecionados dez filmes no formato Curta Metragem nos gêneros de ficção, animação, experimental ou documentário, com duração máxima de 25 (vinte e cinco) minutos contando com os créditos iniciais e finais. Cada eleito receberá remuneração única de R$ 1 mil reais para licenciamento e, no momento da inscrição, o proponente também poderá apresentar uma Atividade Formativa complementar, a ser direcionada aos alunos da rede pública participantes do evento. Se for selecionada, o instrutor receberá um cachê adicional de R$ 300.   
"Reservamos 20% das vagas para aqueles que se autodeclararem pretos, transexuais e/ou pessoa com deficiência (PcD) no formulário de inscrição. Queremos com o projeto reconhecer a arte nacional e regional”, destaca Corbani.
O resultado da seleção será publicado no site do projeto em 19 de junho e o licenciamento será válido por um período total de até nove meses, sem exclusividade, contados a partir da data do envio do arquivo de mídia à equipe de produção.

Exibição
Os filmes serão exibidos em escolas públicas (estaduais ou municipais) da cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo, ao longo do ano vigente de 2024. "Faremos este contato proativamente, mas, diretores e coordenadores pedagógicos interessados também podem nos acionar. Nosso desejo é estender para até 15 colégios", completa o autor.