Neste sábado, 6 de julho, a lenda dos filmes de ação, Sylvester Stallone completa 78 anos

Dedicando mais da metade deles à sua carreira, e em homenagem, selecionei os 7 melhores filmes dele na minha opinião. Vamos apreciar? 

1) Franquia Rocky 

Eu não podia começar a lista sem falar de uma das maiores franquias do cinema, e como seria uma injustiça falar apenas de um dos filmes, eu preferi colocar todos para encabeçar a lista. Principalmente porque o meu favorito não é o que ganhou o Oscar, seria injusto falar dele, e não do premiado. Então encabeçamos a lista com todos eles: Começando com "Rocky, Um lutador", de 1976, até 30 anos depois com Rocky Balboa em 2006. 

Opinião: Eu sou completamente apaixonada por esta franquia, Sly humaniza de uma maneira absurda um lutador fracassado, que entende que a única coisa que ele sabe fazer na vida é isto. Durante a franquia vemos várias tentativas frustradas de Rocky fazer outras coisas, vemos suas transformações, conquistas e derrotas, acho que é uma franquia que conquistou tudo que precisava, e que terminou de uma maneira muito honrada no último filme de 2006. 

2) Stallone Cobra ‧1986 ‧ Ação/Crime ‧ 1h27m


Sinopse: O tenente Marion "Cobra" Cobretti está no centro de uma série de assassinatos cometidos por uma sociedade secreta chamada Nova Ordem, em que os assassinos escolhem os membros mais fracos da sociedade para o extermínio. Com o número de homicídios aumentando, Cobra mantém a modelo Ingrid em custódia depois que ela testemunha contra o líder da Nova Ordem. Cobra se apaixona por por ela, e eles encontram abrigo em uma pequena cidade, mas logo precisam lutar pela sobrevivência.

Opinião: Um dos filmes de "brucutu" mais clássico e respeitados que esse gênero permite. Sly praticamente sozinho dizima uma seita inteira de malucos extremistas. Os diálogos são icônicos, o vilão praticamente sem dizer uma palavra é assustador, e Stallone está em uma das suas fases mais sanguinárias aqui. Vale cada segundo! 

Diretor: George P. Cosmatos
Orçamento: 25 milhões 
Bilheteria: 160 milhões 
Onde assistir: Prime Video | Youtube | Apple TV | (aluguel)

3) O Demolidor 1993 ‧ Ação/Ficção científica ‧ 1h55m


Sinopse: O policial John Spartan e o violento bandido Simon Phoenix são condenados a um encarceramento congelado conhecido como CryoPrison. Quando Spartan é finalmente descongelado 36 anos depois, já é 2032, e Los Angeles é agora uma utopia pacifista chamada San Angeles. Porém com Phoenix novamente à solta, Spartan devem colaborar com uma policial do futuro, Lenina, para apreender o assassino.

Opinião: Filme de ação no meio de um futuro distópico. E pensar que nos anos 90, acreditávamos na possibilidade de um futuro assim, chega ser cômico. Pessoas que se envolvem sexualmente através de uma máquina, banheiros que não utilizam mais papel higiênico e sim duas conchas, multas por falar palavrão, entre outras coisas bizarras. E ao meio de tudo isso, Sly volta do passado para prender um assassino sanguinário que está pronto para colocar todo este mundo pacífico no caos absoluto. Lembrando que esse assassino não é nada mais, nada menos, que Wesley Snipes, em uma das suas melhores fases. Dois gigantes!!! 

Diretor: Marco Brambilla
Orçamento: 57 milhões 
Bilheteria: 159,1 milhões 
Onde assistir: Prime Video | Apple TV | (aluguel)

4) Tango & Cash - Os Vingadores ‧ 1989 ‧ Ação/Comédia ‧ 1h44m


Sinopse: Dois policias rivais de Los Angeles são obrigados a se unir quando um chefão das drogas os envolve num crime que não cometeram. Eles acabam presos e a única opção é escapar para trazer o verdadeiro culpado à justiça.

Opinião: Esse filme foi uma febre incontestável por anos, a dupla cheia de química e muita testosterona levou todo mundo ao delírio. Kurt Russel e Sly juntos não eram só o puro suco dos filmes de ação da época, mas também eram colírios para a mulherada, ou seja, conquistaram todos os públicos possíveis.

Diretores: Andrei Konchalovsky, Albert Magnoli
Orçamento: 55 milhões 
Bilheteria: 120,4 milhões 
Onde assistir: MAX 

5) Daylight ‧ 1996 ‧ Ação/Thriller ‧ 1h54m


Sinopse: Um grupo de assaltantes armados que fugiam da polícia vão para o túnel de Nova Jersey e encontram caminhões que transportam resíduos tóxicos. A explosão espetacular que se segue resulta no desmoronamento de ambos os lados do túnel e deixa várias pessoas que sobreviveram à explosão em perigo. Kit Latura é o único homem com a habilidade e conhecimento para liderar o grupo de sobreviventes para fora do túnel antes que a estrutura tenha um colapso.

Opinião: Essa é uma fase em que o Sly estava testando novos voos no cinema, e nesta época, era só ter o nome dele envolvido que era sucesso, e o filme fez por onde, um ótimo enredo, uma narrativa fluída e personagens bem humanizados e um história emocionante, a receita do sucesso, e ele fez mesmo, baita filme! 

Diretor: Rob Cohen
Orçamento: 90 milhões 
Bilheteria: 159,2 milhões
Onde assistir: Telecine | Youtube e Amazon Prime (aluguel)

6) Risco Total ‧ 1993 ‧ Ação/Thriller ‧ 1h52m


Sinopse: O alpinista Gabe Walker, sente-se culpado pela morte de uma amiga e decide se aposentar, mas é obrigado a voltar à tarefa quando terroristas sequestram seus amigos alpinistas para procurar três malas com cem milhões de dólares que estão perdidas nas Montanhas Rochosas do Colorado.

Opinião: Um dos maiores sucessos de Stallone, o sucesso é tanto, que até hoje pipocam teorias sobre a continuação deste filme, mas ainda nada realmente foi confirmado, mas um clássico é sempre um clássico. Esse longe é pura adrenalina, e a cena inicial dele me traumatiza até hoje. 

Diretor: Renny Harlin
Orçamento: 70 milhões
Bilheteria: 255 milhões
Onde assistir: Amazon Prime

7) Alvo Duplo  2012 ‧ Ação/Thriller ‧ 1h37m


Sinopse: Após a morte de seu parceiro, um assassino une forças a um detetive de Nova Orleans para eliminar um alvo em comum: um cruel empreendedor imobiliário.

Opinião: Eu sei que este filme é bem controverso para muitos, mas EU GOSTO, sim! Infelizmente o filme nem se pagou, foi um belo prejuízo, mas não é sempre que podemos ver Jason Momoa soltando o sarrafo em Sylvester Stallone, inclusive, este filme ainda se encaixa na época que Momoa não parecia fazer sempre o mesmo personagem, gostei muito de vê-lo como um vilão sanguinário. Cá pra nós, não sei até hoje como o personagem do Sly saiu vivo deste filme, pura sorte! 

Diretor: Walter Hill
Orçamento: 55 milhões
Bilheteria: 22,6 milhões
Onde assistir: Netflix

8) Rambo: Até o fim ‧ 2019 ‧ Ação/Thriller ‧ 1h29m


Sinopse: O tempo passou para Rambo, que agora vive recluso em um rancho. Sua vida marcada por lutas violentas ficou para trás, mas deixou marcas inesquecíveis. No entanto, quando uma jovem de uma família amiga é sequestrada, Rambo precisa confrontar seu passado e resgatar suas habilidades de combate para enfrentar o mais perigoso cartel mexicano. A busca logo se transforma em uma caçada por justiça, na qual nenhum criminoso é perdoado.

Opinião: Confesso que não gosto da franquia Rambo, mas, quando soube que era a despedida do Sly do personagem, dei uma chance e fui ao cinema assistir. E mesmo o filme tendo sido muito criticado, eu simplesmente adorei, teve tudo que é clichê dos filmes de brucutu, para mim, encerrou-se uma franquia de uma maneira objetiva e que entregou o que prometia. Para mim, tudo certo! Entra nos meus filmes favoritos dele, sim! 

Diretor: Adrian Grunberg
Orçamento: 50 milhões
Bilheteria: 95,1 milhões 

9) Assassinos ‧ 1995 ‧ Ação/Thriller ‧ 2h13m


Sinopse: Robert Rath, um assassino profissional, decide que vai deixar o ramo após fazer um último trabalho: liquidar a hacker Electra. Mas ele não cumpre sua parte, pois se apaixona pela garota. Traído por seu contratante, ele passa a ser caçado por um jovem assassino espanhol, Miguelito, que planeja matá-lo para ficar em seu lugar.

Opinião: Não é o melhor filme do mundo, é até bem razoável, mas Sly e Banderas dão um show a parte neste longa, é impossível tirar os olhos deles em cena, inclusive Antonio Banderas rouba a cena demais, está espetacular como o assassino Miguelito. 

Diretor: Richard Donner
Orçamento: 50 milhões
Bilheteria: 83,3 milhões 
Onde assistir: Amazon Prime | Apple TV | (aluguel)

10) Rota de Fuga ‧ 2013 ‧ Ação/Thriller ‧ 1h55m


Sinopse: Ray Breslin é a maior autoridade que existe quando se trata de segurança. Após analisar diversas prisões de segurança máxima, ele desenvolve um modelo à prova de fugas. No entanto, Ray acaba sendo preso, mas é enviado justamente para a prisão que ele mesmo criou. Lá, ele precisa encontrar uma brecha não imaginada até então, que possa permitir sua fuga.

Opinão: Rota de Fuga é mais uma franquia com o Sylvester Stallone, esse primeoro filme, teve uma boa bilheteria, pois era estrelado por Sly e Arnold Schwarzenegger, duas lendas vivas do gênero de ação mundial. O filme é muito bom, muita ação mesmo com a idade de ambos, e tem um enredo muito interessante e fluído de acompanhar. Infelizmente a sequência do filme é tenebrosa, o terceiro dá uma melhorada, mas os dois últimos ficam muito aquém do primeiro. 

Diretor: Mikael Håfström
Orçamento: 40 milhões
Bilheteria: 137,3 milhões 
Onde assistir: Netflix

Menção honrosa


Opinião: Obviamente, não poderia deixar de falar da franquia CREED, que acaba sendo um spin-off de Rocky, acompanho e adoro os filmes, só não os coloquei na lista, pois não vejo uma forte participação de Sly nas sequências, mas se tivesse que apontar um favorito, seria o segundo filme, pois é uma homenagem direta ao meu Rocky favorito, o quarto filme, com Dolph Lundgren e o eterno Carl Weathers.

Sylvester Gardenzio Stallone, mais conhecido como Sylvester Stallone ou também Sly Stallone é um ator, roteirista e diretor americano, conhecido por seus papéis em filmes de ação de Hollywood. Dois de seus notáveis personagens são o boxeador Rocky Balboa e o soldado John Rambo. 


Sly foi o responsável pelo meu amor por filmes do gênero, sou muito fã e o acompanho desde muito pequena, vê-lo chegar aos seus 78 anos é um privilégio, principalmente por ele ainda estar trabalhando e criando, isso para quem é fã, não tem preço. Muitos dos filmes que citei aqui hoje, entraram na lista de cult, e eu o respeito ainda mais por isto e pelo respeito que conquistou ao longa da sua tão batalhada carreira. Mesmo sabendo que a franquia Os Mercenários é bem duvidosa, não tem um ser humano fã do gênero, que não se empolgue vendo todas aquelas lendas reunidas graças ao Sly. 


O que ele fez pelo gênero será eterno, e até hoje, não imagino que alguém ocupe esse lugar.
  PARABÉNS, SLY! FELIZ VIDA!