Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto

Ontem, 9 de julho, no frio intenso da Serra Gaúcha, aconteceu no aconchegante hotel Buona Vitta Gramado By Gramado Parks, o Lançamento do 52º Festival de Cinema de Gramado. Jornalistas, imprensa de todo estado, patrocinadores, colaboradores, artistas e representantes de várias áreas da arte e da comunicação, se reuniram para o anúncio dos homenageados desta edição, além dos longas e curtas-metragens indicados.


A coletiva de imprensa foi apresentada e intermediada pela jornalista e apresentadora Marla Martins, que iniciou falando da importância do Festival de Cinema, principalmente sendo o primeiro grande evento do estado depois das enchentes que acometeram o Rio Grande do Sul nas últimas semanas. Inclusive em todos os momentos, os organizadores e apresentadores frisaram muito esta fala de reestabelecimento, resiliência e resistência em relação ao caos que se instalou depois da catástrofe climática. 

Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto

A diretora do IECINE, Sofia Ferreira, representando a Secretaria de Cultura do Estado do RGS falou sobre a importância do festival para a cidade e economia de Gramado neste momento que vive o estado, fortalecendo todas as falas que viriam sobre essa situação tão desafiadora que todo o Rio Grande do Sul vive nesse momento. 

Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto

A Presidente da Gramadotur Rosa Helena Pereira Volk e o curador Marcos Santuário, foram os responsáveis por contar as novidades da 52º edição, e fazer o anúncio dos curtas e longa-metragem concorrentes. 

Importante: Os 12 curtas metragens brasileiros e os documentários nacionais serão exibidos exclusivamente no Canal Brasil. Os filmes terão exibição únicas na grade linear do canal, serão 3 filmes por sessão do dia 12 a 15 de agosto, a partir das 19 horas. Na sequência, os 5 documentários em competição iniciam as 20h20 com um longa por noite do dia 12 até o dia 16. 

No dia 17 de agosto, o Canal Brasil transmite ao vivo a cerimonia de premiação com entrega dos Kikitos a partir das 20h45. Lembrando que essa parceria do canal com o Festival de Cinema de Gramado se intensificou na pandemia quando só foi possível a realização da edição de forma remota. 

A curadoria do festival e as comissões de seleção, juntos, selecionaram 12 longas-metragens, brasileiros, sendo 5 longas e 16 documentários gaúchos que concorrerão aos cobiçados Kikitos e também ao Troféu Assembleia Legislativa. 


O filme de abertura do 52º Festival de Cinema de Gramado será "Motel Destino" do diretor Karim Aïnouz, ovacionado no Festival de Cannes. A exibição do filme marca Gramado, mais uma vez, como primeira janela na América Latina, de um filme brasileiro que participa competindo em um dos maiores festivais de cinema do mundo. Repetindo o que fizeram nas edições passadas com Bacurau, Aquarius, entre outros. 

O cineasta Jorge Furtado receberá o Troféu Eduardo Abelin, e seu documentário, Virginia e Adelaide, nova produção da Casa de Cinema de Porto Alegre em coprodução com a Globo Filmes, será o filme de encerramento do festival, ganhando uma Premiére Mundial em exibição hors concours. O documentário tem roteiro assinado por Jorge Furtado, e divide a direção com Yasmin Thayná.

Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto

Também homenageada no 52º Festival de Cinema de Gramado será Mariëtte Rissenbeek, Diretora Executiva do Festival Internacional de Cinema de Berlim entre 2019 e 2024, que ganhará o Troféu Kikito de Cristal, a homenagem, tradicionalmente concedida a grandes nomes do cinema ibero-americano, hoje tem status global.

Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto

E fechando os homenageados citados na coletiva de imprensa, temos o tão aguardado Prêmio Oscarito que será entregue ao premiado ator e diretor, Matheus Nachtergaele, considerado um dos atores mais versáteis de sua geração, o anúncio foi muito comemorado pelos presentes. 

Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto

Em exemplo do que já foi feito em 2023, com a série Cangaço Novo, que teve seu primeiro capítulo exibido no festival do ano passado, o evento exibirá o primeiro episódio da série Cidade de Deus: A Luta Não Para. Com produção da O2 Filmes e direção de Aly Muritiba, a nova série HBO Original é uma continuação adaptada da obra literária de Paulo Lins. A série escolhida tem uma conexão com os 40 anos do Festival de Cinema de Gramado, quando Fernando Meirelles, o diretor do filme Cidade De Deus, foi um dos homenageados

Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto

Após a apresentação das novidades, e também dos homenageados desta edição. O ator e diretor Caio Blat, um dos curadores do festival, falou sobre como foi feita a seleção dos indicados, e ressaltou mais uma vez o espírito de superação e resiliência de todos os envolvidos no evento depois da tragédia que aconteceu no estado. 
"Acho que Gramado vai trazer um clima de superação, de comemoração, de recuperação do cinema brasileiro." 
Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto

Filmes Selecionados 

Longas-metragens Brasileiros 


Barba Ensopada de Sangue | São Paulo 
Direção: Aly Muritiba

Cidade; Campo | Mato Grosso do Sul e São Paulo 
Direção: Juliana Rojas 

Estômago 2: O Poderoso Chef | Paraná 
Direção: Marcos Jorge 

Filhos do Mangue | Rio Grande do Norte 
Direção: Eliane Caffe 

O Clube das Mulheres de Negócios | São Paulo 
Direção: Anna Muylaert

Oeste Outra Vez | Goiás 
Direção: Erico Rassi 

Pasárgada | Rio de Janeiro 
Direção: Dira Paes 


Longas-metragens Brasileiros 

Até Que A Música Pare | Antônio Prado, Nova Roma do Sul, Nova Bassano e Veranópolis 
Direção: Cristiane Oliveira 

A Transformação de Canuto | São Miguel das Missões
Direção: Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho 

Infinimundo | Lajeado, Santa Cruz do Sul e Sinimbu 
Direção: Bruno Martins e Diego Muller 

Memórias de um Esclerosado | Porto Alegre 
Direção: Thais Fernandes e Rafael Corrêa 

Um Corpo Só | Porto Alegre 
Direção: Cacá Nazario 


Curtas-metragens gaúchos selecionados

A Um Gole da Eternidade | Novo Hamburgo
Direção: Camila de Moraes e Paulo Ricardo de Moraes 

Cassino | Rio Grande 
Direção: Gianluca Cozza

Chibo | Tiradentes do Sul 
Direção: Diego Muller e Pablo Muller 

Entrega | Porto Alegre 
Direção: Luiz Azumbuja e Pedro Presser 

Está Tudo Bem | Porto Alegre 
Direção: Rodrigo Herzog

Envergo Mas Não Quebro | Porto Alegre 
Direção: Tatiana Sager 

Flor | Esteio 
Direção: Joana Bernardes 

Janeiro | Porto Alegre 
Direção: Boca Migotto

Não Tem Mar Nessa Cidade | Pelotas 
Direção: Manu Zilveti 

Natal | Santa Maria
Direção: Alan Orlando 

Nos Pecã | Itaqui e Porto Alegre 
Direção: Aline Gutierres 

Pastrana | Novo Hamburgo 
Direção: Melissa Brogni e Gabriel Motta 

Posso Contar Nos Dedos | Pelotas 
Direção: Victória Kaminski 

Viagem Para Salvador | São Leopoldo e Porto Alegre 
Direção: João Pedro Fiuza 

Zagerô | Bagé e Porto Alegre 
Direção: Victor Di Marco e Márcio Picoli 


Após o anúncio dos filmes selecionados, os jornalistas foram encaminhados ao Museu do Festival de Cinema de Gramado, Palácio do Kikito, para conhecerem um pouco mais sobre a história do festival, e também acompanharem a ampliação da Calçada da Fama, onde foi inserida a placa da atriz Grazi Massafera.

Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto

O 52º Festival de Cinema de Gramado acontece no dia 17 de agosto, e terá transmissão exclusiva, ao vivo, pelo Canal Brasil.