Sinopse: O agora veterano detetive Axel Foley (Eddie Murphy) volta a se envolver em confusões pelas ruas de Los Angeles, sendo obrigado a solucionar um importante caso quando sua filha  (Taylour Paige) é ameaçada, Foley e ela se unem a um novo parceiro (Joseph Gordon-Levitt) e aos antigos companheiros Billy Rosewood (Judge Reinhold) e John Taggart (John Ashton) para acabar com uma conspiração, ao mesmo tempo em que pensa em passar o bastão para uma nova geração da polícia. 

30 anos depois de encerrar a trilogia "Um Tira da Pesada", voltamos a ver Eddie Murphy na pele do icônico e bem humorado Axel Foley, em "Um Tira da Pesada 4: Axel Foley", e definitvamente para os amantes dos filmes de ação dos anos 80, não tem como isto passar batido. Digamos que foram semanas muito interessantes para os amantes do gênero. Em menos de um mês, assistimos Bad Boys: Até o Fim, e o retorno de Foley na plataforma Netflix, sim, foram dias de muitas comemorações. 

O trailer do filme já nos deixava na ansiedade e com aquela nostalgia gostosa, porque de fato foi muito animador saber que o elenco todo havia topado essa empreitada, Axel, Billy e Taggart juntos, tinham uma química maravilhosa, e obviamente queríamos ver isso novamente em tela, e no trailer, vemos isso! 


O filme começa do jeito que a gente já espera, com o humor peculiar de Ediie Murphy, e uma sequência de ação atual, mas com toda aquela essência dos anos 80, entretanto, para a minha tristeza, a ação para por aí. O filme peca em uma narrativa óbvia, não temos surpresas ao decorrer da trama, e o enredo focado na parte investigativa acaba não conversando com quem está assistindo, e isto torna a experiência um pouco tediosa. Primeiro momento do Kevin Bacon em cena todo mundo sabe quem ele é, quais os motivos, e porque ele é o vilão, inclusive, mesmo ele sendo óbvio como o antagonista, não se destaca, realmente é um vilão fraco. 

Por falar em fraqueza, o que houve com Joseph Gordon-Levitt? Eu definitivamente não entendi o papel dele na trama, é um enredo tão bobo, que nem sequer é finalizado de forma digna, fica no subjetivo o seu desfecho. Claro que ele tem um papel importante nas cenas finais, mas de forma geral, o papel dele é muito irrelevante, poderia ter sido feito por qualquer um. Parecia sempre estar cansado em todas as cenas. Não deu pra mim. 


O longa abusa do humor, em alguns pontos a impressão que se tem, é que é só isso em cena, se torna cansativo, principalmente porque ficamos esperando sempre algo a mais, algo que torne o filme realmente relevante. Tivemos humor demais e ação de menos. E eu esperava isso pelo menos do elenco mais jovem, cito o exemplo de Bad Boys: Até o fim, que quando necessário, a juventude sempre entrega. Aqui, infelizmente o elenco mais jovem estava no mesmo pique do elenco clássico. 

O encontro mais esperado por mim, aconteceu somente nos minutos finais do filme, e acho que esse foi um dos maiores pontos negativos, e talvez um dos motivos para o longa não ter entregado o que prometeu. Um Tira da Pesada tem como ponto alto a união desses três policiais tão diferentes um do outro, mas que quando se juntam sempre causam muitas confusões e nos fazem rir. Não vê-los juntos em cena durante quase o filme inteiro foi um tremendo balde de água fria. 
Demorou muito para acontecer porque tínhamos feito três Um Tira da Pesada e eu gostei dos dois primeiros, mas não gostei do terceiro. Então eu pensei quando eles disseram vamos fazer outro. Eu estava tipo 'ugh, o terceiro é uma m*rda'. Não quero dizer uma m*rda, mas o terceiro não foi tão bom quanto os outros e não queria fazer outra m*rda. Então, só precisávamos ter o roteiro certo

Infelizmente não acho que esse era o roteiro certo, e confesso que se fosse escolher, o três ainda me parece bem superior a esse. Foi mal, Eddie, eu amo sua franquia, mas infelizmente esse filme prometeu, mas não entregou.  

Um Tira da Pesada 4: Axel Foley vale pela nostalgia, é bem humorado, e é gostoso ver Eddie voltando a esse papel tão icônico, mas infelizmente o filme é morno, e o enredo é extremamente óbvio. 30 anos depois, eu esperava algo melhor pensado, um retorno mais interessante. E sinceramente? Acho que merecia. 

Um Tira da Pesada 4: Axel Foley
 2024 | 1h55m | Comédia – Ação
Título Original: Beverly Hills Cop: Axel F
Diretor: Mark Molloy
Roteiro: Will Beall, Tom Gormican, Josh Appelbaum, Kevin Etten, André Nemec
Elenco: Eddie Murphy, Judge Reinhold, John Ashton, Taylour Paige, Bronson Pinchot, Paul Reiser, Kevin Bacon
Onde assistir: Netflix

Nota: ♥♥♥ (de 5)

Fica aqui a cena que eu achei que veria muitas vezes durante o filme, e infelizmente só tive o prazer de ver no último "take". UMA PENA!