Hoje, 29 de junho de 2024, Michael Jackson completaria 66 anos, e obviamente eu não deixaria de homenageá-lo por aqui, afinal de contas, ele é o Rei do Pop, e uma das personagens da cultura pop mais lendárias, então não teria como o Dropzando não prestar essa homenagem. Apesar de ser reconhecido em todo planeta pelo seu talento cantando e dançando, Michael sempre foi muito ligado ao cinema. Como esquecer da premiada trilha sonora de E.T. O extra-terrestre que ganhou o Grammy de Melhor Álbum Infantil e que foi narrado por ele, dirigido por Steven Spielberg e produzido pelo compositor Quincy Jones? Ou em pensar que Michael gravou toda a trilha sonora de "A Fantástica Fábrica de Chocolate" e simplesmente engavetou quando o estúdio decidiu por não escolhe-lo para interpretar Willy Wonka, e sim o ator Johnny Depp? Enfim, são muitas histórias envolvendo o artista e a sétima arte, e por isso resolvi trazer aqui, filmes que Michael participou diretamente, o como protagonista, ou fazendo participações especiais, vem conferir.

O Mágico Inesquecível  - 1978

O longa é uma adaptação do clássico "O Mágico de Oz" que possuia em seu elenco apenas atores negros - entre eles Diana Ross, como a jovem Dorothy e Michael, como o Espantalho. Inclusive, foi durante as gravações deste filme que Michael conheceu o produtor musical, Quincy Jones, um dos maiores responsáveis pelas músicas de sucesso da carreira solo de Michael Jackson

Sinopse:  Em Harlem, Dorothy, uma professora, tenta salvar seu cachorro de uma tempestade e acaba, misteriosamente, levada para um mundo mágico chamado Oz. Depois de acidentalmente matar a Bruxa Malvada do Leste em sua chegada, Dorothy toma conhecimento de um mago que pode ajudá-la a voltar para Manhattan. Enquanto Dorothy sai a procura dele, ela encontra um espantalho, um homem de lata e um leão covarde. 

Gênero: Infantil/Musical 
Duração: 2h16m
Data de lançamento: 24 de outubro de 1978 (EUA)
Diretor: Sidney Lumet
Adaptação de: The Wiz, The Wonderful Wizard of Oz
Roteiro: Joel Schumacher
Onde assistir: Prime Video, Apple TV, You Tube, Google Play (para alugar)

Moonwalker - 1988


Em "Moonwalker", um Michael Jackson com poderes sobrenaturais ajudando três crianças a fugir de um criminoso - Neste filme o artista está tem entregue que é possível vê-lo fazendo algo muito incomum a sua natureza tranquila e calma, afinal, o vemos disparar com uma metralhadora e se transformar em um irritadíssimo robô gigante. Tudo isso regado a muita música e coreografias. 


Sinopse: Mr. Big é um poderoso traficante de drogas que oferece um grande perigo às crianças. Para defendê-las, surge Michael na pele de um herói extraterrestre com poderes mágicos.


Gênero: Musical/Fantasia
Duração: 1h33m
Data de lançamento: 23 de junho de 1989 (EUA)
Diretores: Jerry Kramer, Colin Chilvers, Jim Blashfield
Roteiro: David Newman
Onde assistir: Prime Video e Apple TV (para alugar)

Os Simpsons, 3ª temporada -  1991 


No episódio "Papai Muito Louco" (originalmente "Stark Raving Dad"), Homer vai para uma clínica de saúde mental, onde conhece o também paciente Leon, um homem que diz ser Michael Jackson. O personagem é dublado pelo próprio Rei do Pop. O cantor pediu para não ser creditado com seu nome real, mas sim com o pseudônimo John Jay Smith. No fim do episódio, quando o personagem canta a música 'Lisa It's Your Birthday', por razões contratuais, quem dá a voz a Leon é o cantor Kipp Lennon.


Sinopse: O episódio Stark Raving Dad de Os Simpsons conta a história de Homer Simpson que acaba em um hospital psiquiátrico e acaba dividindo um quarto com um homem branco que acredita ser Michael Jackson


Gênero: Sitcom
Duração: 24m
Data de lançamento: 19 de setembro de 1991
Diretor: Rich Moore
Roteiro: Matt Groening, James L. Brooks e Sam Simon.
Onde assistir: O episódio foi banido do catálogo após o lançamento do documentário "Deixando Neverland" (2019), que detalha acusações de abuso sexual contra Michael Jackson

MIB - Homens de Preto 2 - 2002


Michael Jackson fez uma participação especial no longa estrelado por Will Smith e Tommy Lee Jones. O cantor aparece como o Agente M., e fala com o personagem Zed (Rip Torn) por meio de uma vídeo chamada.  Eu lembro o quanto me senti desconfortável ao assistir a essa cena, me dói imaginar que por anos ele foi massacrado pela imprensa por causa de sua aparência, mesmo que de alguma forma isso foi uma crítica, eu realmente não consigo achar a reação das pessoas a essa cena engraçada. 


Sinopse: A Terra está sendo ameaçada pela presença de Serleena, uma Kylothian cruel e monstruosa que está disfarçada como uma modelo terráquea. O agente J resolve pedir ajuda ao seu antigo companheiro K, que teve sua memória apagada e agora trabalha nos Correios sob o nome de Kevin Brown. J precisa restaurar a memória de K para que possam combater juntos a alienígena.


Gênero: Ação/Ficção científica
Duração: 1h28m
Data de lançamento: 3 de julho de 2002 (EUA)
Diretor: Barry Sonnenfeld
Roteiro: Barry Sonnenfeld, Barry Fanaro, Robert Gordon 
Onde Assistir: MAX

Missão Quase Impossível - 2004


É definitivamente estranho imaginar o Rei do Pop fazendo participação especial nesta comédia feita com um orçamento relativamente baixo, principalmente quando nos damos conta que esta foi a última aparição dele em filmes em vida. Na trama, ele é designado pelo papa a passar uma mensagem ao protagonista, por meio de um holograma exibido por um robô, pedindo para que ele salve o mundo.


Sinopse: Trabalhando a serviço do Vaticano, um grupo de arqueólogos encontra a mítica Arca de Noé flutuando na praia de uma ilha deserta. Porém, ao tentar informar o precioso achado, o chefe da equipe é pisoteado por um gigantesco dinossauro com cara de porco. Ao saber do acidente, o Papa João Paulo II infiltra um agente secreto, disfarçado de comissário de bordo, em um voo muito especial lotado de belíssimas garotas. O avião acaba caindo na ilha deserta onde a Arca foi descoberta.


Gênero:  Comédia/Aventura
Duração: 1h30m
Data de lançamento: 22 de abril de 2004 (mundial)
Diretor: Bryan Michael Stoller
Roteiro: Bryan Michael Stoller
Onde Assistir: Gratuito no Youtube


Michael Jackson é a personificação do talento, tudo que ele fazia era com excelência e dedicação, não é à toa que mesmo 15 anos após sua partida, seu legado só aumenta, e o número de fãs e admiradores do seu trabalho e do ser humano que ele era só cresce. Viva o Rei!