Sinopse: A agente do FBI Lee Harker (Maika Monroe) é designada para um caso envolvendo um serial killer impiedoso que se autointitula Longlegs (Nicolas Cage). O assassino costuma deixar pistas com símbolos nas cenas do crime que apenas a agente é capaz de decifrar. A investigação toma rumos inesperados, enquanto Harker descobre uma conexão macabra com o assassino.

Acredito que, muitas vezes, as informações que divulgam o filme  acabam sendo mais negativas do que positivas em certos aspectos. Muito se falou durante a divulgação de Longlegs - Vínculo Mortal, inclusive, o descreveram "como uma combinação entre O Silêncio dos Inocentes e Seven – Os Sete Crimes Capitais".  Obviamente essas comparações visam chamar atenção, mas eu realmente acho que é um risco que se corre. Entretanto, não foi uma decisão de todo errada, afinal de contas, eu que não sou apreciadora do ator Nicolas Cage, fiquei bem curiosa para assistir ao longa. 

Longlegs: Vinculo Mortal é um dos filmes de terror mais bem avaliados do ano internacionalmente. E tem seu mérito, a narrativa é densa desde os primeiros minutos, e entrega uma tensão incômoda até a última cena. Definitivamente é um terror que nos aprisiona e que mesmo após o fim do filme, nos faz refletir sobre o enredo, que realmente mesmo com alguns clichês do gênero, é muito interessante. 

A trilha sonora nos transporta para um clima desconfortável, e o medo se torna sentido até nas cenas mais simples, e isso realmente eleva a história. A primeira cena já é desconfortante, e nos afunda nessa sensação de que a qualquer momento pode acontecer algo assustador. A atmosfera da narrativa é baseada em um medo que nem conseguimos entender direito o que é, fazia tempo que não me sentia assim assistindo a um filme de terror. 


Uma das maiores surpresas do filme é o visual de Nicolas Cage, que definitivamente está irreconhecível, e tem uma atuação espetacular, que nos causa uma explosão de sentimentos, é um personagem que realmente nos impacta, nos causa medo, pena, raiva e espanto. 

A maioria dos personagens não são muito bem apresentados, mas Nicolas Cage e Maika Monroe estão impecáveis, e seus papéis carregam o enredo de forma brilhante. Destaque para a atriz Alicia Witt que faz a mãe da agente Lee Harker, e também está irreconhecível. 

Toda a atmosfera do filme é trabalhada para erguer uma tensão máxima o tempo todo, temos vários pontos altos durante a narrativa, e isto nos prende ao enredo e nos faz questionar o que sabemos, e o que ainda não sabemos, e essa busca por informações deixa a história muito envolvente. 


Obviamente, o filme não tem apenas pontos altos, algumas arestas poderiam ter sido melhores trabalhadas, como os sinais de habilidades psíquicas da protagonista, por exemplo. Parece que durante o filme isso se perdeu, e foi deixado de lado, poderiam ter explicado ou desenvolvido melhor esta questão.

O bloco final do filme, me traz um misto de entusiasmo e frustração, pois eu realmente esperava um final mais arrepiante, mas o diretor Oz Perkins preferiu encerrar com a máxima de "o mal não se explica, ele somente é." e talvez eu não estava preparada para essa finalização. 

Longlegs: Vinculo Mortal é um terror que nos inunda e nos aprofunda em uma narrativa densa e desconfortável. Trabalha o medo e a tensão de forma conscientemente racional, e nos faz temer algo que de fato ainda não entendemos bem, e acho que isso que faz com que o filme seja considerado um dos melhores terrores do ano. 

Nota: ♥♥♥♥ (de 5)
Longlegs - Vínculo Mortal
EUA | 2024 | 1h40m | Terror – Ficção Policial
Título Original: Longlegs 
Direção: Oz Perkins
Roteiro: Oz Perkins
Elenco: Nicolas Cage, Maika Monroe, Alicia Witt, Kiernan Shipka, Blair Underwood
Distribuição: Diamond Films