Mas afinal, qual a origem da sexta-feira 13? 

Amanhã temos a tão esperada sexta-feira 13 do ano. Para muitas pessoas, esse dia é envolto a energias ruins, azar, entre outras coisas, tem quem considere uma data traz boa sorte. A verdade é que existem uma série de superstições cercam esse dia, e a origem dessa data ainda permanece cheia de incertezas e versões que remetem desde a mitologia nórdica até os Cavaleiros Templários

Para os adeptos do Cristianismo, o número 13 está associado a "Última ceia", que aconteceu em uma quinta-feira, na reunião haviam 13 pessoas, e antecedeu a crucificação e morte de Cristo — que ocorreu em uma sexta-feira.

Na origem nórdica fala sobre o banquete  realizado pelo deus Odin, que tinha como convidados 12 divindades, totalizando também 13 pessoas. Deus Loki, deus da discórdia e do fogo, ao não ser convidado arma uma confusão que termina com a morte de um dos convidados.

Temos também a teoria histórica, que diz que a origem da sexta-feira 13 vem da monarquia francesa. Quando o rei Felipe IV sentiu que seu poder era ameaçado pela influência da Igreja no país, e tentou filiar-se à ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, sendo recusado. Com raiva, o rei ordenou que perseguissem os templários em uma sexta-feira, dia 13 de outubro de 1307.

Independente da origem da data, as superstições que acompanham o dia são as mais diversas, pessoas que não passam embaixo de escadas, medo de quebrar espelhos ou cruzar com gatinhos pretos na rua (cuidem dos bichinhos!), entre muitas outras. 

Para os não supersticiosos, Sexta-feira 13 é um dia especial para assistir filmes de terror, e para a sorte dos amantes do gênero há uma grande variedade de longas que intensificam o misticismo ao redor da data. 

No ano de 2025, seis filmes completarão 20 anos de seu lançamento. Então vamos celebrar assistindo-os, porque, agora, eles são clássicos da época. 


Sinopse: Contos sobrenaturais baseados nas histórias em quadrinhos "Hellblazer". O solitário Constantine tenta garantir seu lugar no paraíso enviando demônios de volta ao inferno, mas seu destino está ligado ao de Angela, uma policial que investiga o suposto suicídio de sua irmã gêmea.

Opinião: Os amantes das HQs de HellBlazer tem algumas restrições ao filme, mas quem o assistiu sem saber que era uma adaptação, com certeza teve uma ótima experiência. Um dos melhores filmes de Keanu Reeves, na época, além de um dos mais surpreendentes do gênero. Constantine apresenta uma narrativa que sai do óbvio, e nos faz embarcar numa trama que mistura filme de terror, ação e investigação policial de forma muito bem desenvolvidas.  (Trailer aqui)

Onde assistir: MAX
Lançamento: 11 de março de 2005
Gênero: Terror
Duração: 2h 1m
Diretor: Francis Lawrence
Adaptação de: John Constantine
Autores: Alan Moore, Jamie Delano, Garth Ennis, Kevin Brodbin
Baseado em: John Constantine de; Alan Moore; Stephen Bissette; John Totleben
Elenco: Keanu Reeves, Rachel Weisz, Shia LaBeouf


Sinopse: Seis meses após os eventos que aterrorizaram Rachel Keller (Naomi Watts) e seu filho Aidan (David Dorfman), os dois tentam deixar para trás as lembranças de Samara (Daveigh Chase) e sua fita de vídeo amaldiçoada. Rachel e Aidan se mudam de Seattle para a pequena comunidade litorânea de Astoria, no estado de Oregon, onde pretendem recomeçar a vida. Porém, após a ocorrência de um crime local que tem uma fita de vídeo envolvida, Samara retorna para reiniciar seu ciclo de mortes.

Opinião: Para assistir este longa, não tenha dúvidas que precisa ter assistido o seu antecessor. A narrativa é bastante lenta, e isto prejudica o desenrolar da história. Temos um elenco que traz boas atuações, mas para um filme que promete explicar com mais detalhes o anterior, digamos que tem muitos buracos. Não supera o primeiro, mas é bom. (Trailer aqui)

Onde assistir: Alugueis nas plataformas 
Lançamento: 25 de março de 2005
Gênero: Terror
Duração: 1h 50m
Diretor: Hideo Nakata
Adaptação de: Ring
Elenco: Naomi Watts, Simon Baker, David Dorfman


Sinopse: George e Kathy se mudam com os filhos para uma casa que no passado foi palco de um brutal assassinato. Não demora muito para que estranhos eventos comecem a acontecer, afetando a vida da família e indicando que uma presença maligna está oculta ali.

Opinião: Um filme baseado em uma história real e extremamente macabra, esse já seria um ótimo motivo para lhe convencer a assistir esse remake, que entrega boas atuações. O enredo poderia ser melhor trabalhado, pois alguns buracos ou falta de explicações são bem irritantes, mas se você se entrega a narrativa que esta história realmente aconteceu, a tensão e o medo tomam conta, sim. (Trailer aqui)

Onde assistir: Prime Video
Data de lançamento: 15 de abril de 2005 
Gênero: Terror
Duração: 1h 30m
Diretor: Andrew Douglas
Adaptação de: A Cidade do Horror, The Amityville Horror
Elenco: Ryan Reynolds, Melissa George, Jesse James


Sinopse: Um grupo de amigos da faculdade está a caminho de um jogo de futebol quando, em uma cidade fantasma, o carro quebra e são obrigados a procurar auxílio no único lugar que está aberto: o museu de cera local. Eles ficam impressionados com a perfeição das esculturas e logo percebem a razão de tanto realismo.

Opinião: É interessante que em seu lançamento ele não teve uma boa recepção, e hoje ele seja tão amado pelo amantes do gênero. A Casa Cera entrega um roteiro ousado e que nos surpreende, tem uma direção de arte maravilhosa, mortes icônicas, e uma narrativa que conversa muito bem com a atmosfera do filme. Os fãs de slasher amam! (Trailer aqui)

Onde assistir: MAX
Lançamento: 03 de junho de 2005
Gênero: Terror
Duração: 1h 53m
Diretor: Jaume Collet-Serra
Elenco: Elisha Cuthbert, Chad Michael Murray, Paris Hilton


Sinopse: Caroline aceita trabalhar como enfermeira para um casal de deficientes que vive em uma estranha mansão em Nova Orleans. Após encontrar objetos misteriosos, ela começa a desvendar o passado sinistro do casal.

Opinião: Definitivamente um dos melhores filmes do gênero (e não só daquela época!), um enredo inusitado, uma narrativa perturbadora e fluída, ótimas atuações, e uma atmosfera de medo, e caos. Da lista, com certeza, é o meu favorito. (Trailer aqui)

Onde assistir: Aluguel na Play Google
Lançamento: 12 agosto de 2005
Gênero: Terror
Duração: 1h 44m
Diretor: Iain Softley
Elenco: Kate Hudson, Peter Sarsgaard, Gena Rowlands


Sinopse: A jovem estudante Emily Rose começa a alucinar e ter surtos cada vez mais frequentes, que causam perda de memória. Católica praticante, ela aceita ser submetida a uma sessão de exorcismo. Quem a realiza é o sacerdote de sua paróquia, o padre Richard Moore. Porém, Emily morre durante o exorcismo, o que faz com que o padre seja acusado de assassinato. A advogada Erin Bruner aceita pegar a defesa do padre e argumenta que a condição de Emily não pode ser explicada somente pela ciência.

Opinião: Na época que foi lançado, eu estava trabalhando demais, e realmente assisti o filme muita cansada, e acabei dormindo, mas não posso dizer que o filme é ruim, pois eu realmente não lembro de nada, então este será o filme que eu assistirei amanhã, na tão esperada SEXTA-FEIRA 13. (Trailer aqui)

Onde assistir: Amazon Prime
Lançamento: 2 de dezembro de 2005
Gênero: Terror
Duração: 1h 59m
Diretor: Scott Derrickson
Elenco: Laura Linney, Tom Wilkinson, Campbell Scott