Crédito: instagram @comicconrs

Comic Con RS, um evento que reúne a diversidade
da cultura pop em um só lugar 

Neste último final de semana, 28 e 29 de setembro, a Universidade La Salle recebeu a Comic Con RS 2024 em Canoas. Podemos dizer que o evento celebra uma retomada cultural após a maior tragédia climática do estado.

Foi um final de semana muito especial, dois dias ensolarados, em que a alta temperatura não afastou nem mesmo os cosplayers com as fantasias mais cheias de tecidos e máscaras. É emocionante caminhar pelos corredores do evento, e se deparar com tantos personagens que ganharam nossos corações, tanto os mais antigos, como os mais atuais, e tem para todos os gostos: anime, mangá, terror, heróis, é uma diversidade imensa, que faz a alegria das crianças, e resgata a infância dos adultos. 

Viver a ComicCon RS, é entrar em um mundo de magia e fantasia, onde tudo se transforma em alegria, e conhecimento. Nestes dois dias, o evento mostrou sua força, e confirmou que 2024 foi uma das suas melhores edições, tanto com a quantidade de público, como pelos artistas e painéis que apresentou.


O Artists Alley, que é a área de quadrinistas, ilustradores e artesãos, que a produção chama  de "a alma da ComicCon RS", contou com mais de 100 mesas neste ano. Dentre as dezenas de expositores, vários foram afetados pela catástrofe climática e, mesmo assim, se preparam para receber o público com suas obras, e demonstraram muita criatividade, talento, conhecimento e simpatia. A Comic Con RS é uma oportunidade para conhecer clássicos e novos artistas, e ainda ajudar neste renascimento do meio geek gaúcho.

A edição deste ano recebeu os dubladores Garcia Júnior e Marco Ribeiro que além de lotarem a plateia do palco principal, encantaram os fãs com suas histórias, dando um show de simpatia, que animou todos os presentes. Nos painéis, tiveram assuntos bem variados, como o Fenômeno True Crime, A força dos Tokusatsus no Brasil, a entrevista com o grande ilustrador Eddy Barrows e muito mais. 

Crédito: Dropzando

Foi realmente muito satisfatório depois de tudo que o estado viveu nos últimos meses, ver a Comic Con RS lotada. Era nítido o espírito de alegria e resiliência de todos os presentes. Muitos artistas estavam em seus estandes com o que haviam conseguido salvar, ou com materiais feitos exclusivamente para o evento, no pós enchente, e isso só mostrou a força de vontade de todos de estarem ali presentes, inclusive, um dos momentos mais emocionantes, foi quando o dublador Garcia Júnior, que é fã declarado do nosso estado, chorou ao falar sobre a tragédia das enchentes. Muito emocionado, ele exaltou a força do povo gaúcho, e foi muito aplaudido por todos. A Comic Con RS apresentou um trabalho incrível, mesmo depois de tudo que aconteceu, e com seu adiamento. Isso é a prova do quanto a cultura, em si, é resiliente, e nos fortalece nos momentos mais difíceis. 

Crédito: instagram @comicconrs

Uma das coisas que mais chamam atenção no evento são os cosplayers, mas é inegável que a quantidade de personagens de animes, games, e mangás crescem a cada ano, mas não acontece o mesmo com os nossos amados e queridos heróis clássicos, que neste ano foi nítida a queda em relação a anos anteriores. Será este o reflexo da reformulação da DC Comics, ou a saturação da Marvel no cinema? É  de se pensar. Um tema que nunca sai de moda são os nossos controversos personagens de terror, estes seguem sempre sendo aclamados pelo público, e a cada metro da Comic Con RS você se assusta com um diferente, ou até com o mesmo, mas em variações. 

Crédito: dropzando

A Comic Con RS 2024 brilhou, foi um evento cheio de nuances, que mostrou sua força e competência. Durante os dois dias de evento, ficou claro que todos estavam ali para comemorar  e celebrar uma cultura que se expande todos os anos, e que, infelizmente, assim como vários outros setores, foi ameaçada por uma catástrofe que assolou o estado inteiro. Parabéns a todos que mantiveram o espírito e a resiliência em meio ao caos, e foram capazes de entregar, talvez, a edição mais incrível dos últimos anos. Foi épico! 

E abaixo segue o resumo do primeiro dia, sábado, 28 de setembro




Confira a entrevista com o fundador da Comic Con RS aqui